h1

Letramento

02/10/2010

LETRAMENTO: UM TEMA EM TRÊS GÊNEROS

Magda Soares

Resumo; análise e conceitos:

Facilitando a leitura do livro:

1- Sinopse:  O livro aborda questões de letramento e alfabetização, habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e também traz uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de leitura. A autora enfoca o tema – letramento – em três textos distintos, produzidos sob diferentes condições e circustâncias, para três tipos diferentes de leitores.

2- Neste livro, a autora apresenta o tema letramento sob o ponto de vista de três gêneros: o primeiro, o verbete de dicionário, o segundo em um texto didático e, por fim, em um ensaio acadêmico. O livro mostra, a cada diferente situação de enunciação, a cada interlocução um novo ponto de vista, que ao ser analisado ganha novos significados, do mais simples ao mais complexo. Com isso, a autora eleva o tema do letramento as suas dimensões plurais e também cria uma nova prática de produção e divulgação do conhecimento, tendo em vista os seus diferentes leitores (professores, universitários, professores acadêmicos, pesquisadores), movidos , cada um, por necessidades e interesses peculiares.
Essa relação através da qual a autora mostra e divulga, pesquisa e socializa a respeito do tema é uma didática onde amplia a possibilidade de se conhecer e tornar conhecido, alimentando uma cadeia circular, dando “feed-back” ao que é proposto, a produção de um sentido para o que está lendo, conforme diz a autora nas páginas de apresentação do tema.
O tema do Letramento em verbete é novo e técnico, que surgiu da palavra de língua inglesa “literacy” porque tornou-se necessário em decorrência de uma nova realidade social onde não bastava saber ler e escrever, mas responder efetivamente às práticas sociais do ler e escrever exigidos socialmente, apropriar-se da “tecnologia” do ler e escrever. Magda fala que para fazer referência ao que socialmente é marginalizado, não ter acesso aos bens culturais, o “estado ou condição de analfabeto”, só recentemente esse fenômeno se manifestou – daí a necessidade da palavra “letramento” para caracterizar aquele que sabe fazer uso do ler e escrever, aquele que responde às exigências que a sociedade requer nas práticas de leitura e escrita no cotidiano.
No gênero do texto didático, a autora enfoca os termos ou conceitos de alfabetização e letramento e as primeiras referências ao termo letramento em um livro de Mary Kato, Leda V. Tfouni e Ângela Kleiman, conforme páginas 32 e 33. Didaticamente, Magda explica o surgimento de novos termos em decorrência da necessidade que a sociedade tem para nomear os objetos, as coisas, para que elas realmente existam. Parte para a explicação do significado, do motivo e de onde esse termo surgiu, intercalando em sua explicação exemplos (onde sempre escreve “leia se quiser”, atiçando a curiosidade do leitor e tirando as dúvidas), perguntas e respostas.
Esclarece a diferença entre alfabetizado/letrado, o que significa letramento, a diferença entre alfabetização/letramento, citando o exemplo dos países de primeiro mundo onde quase não há analfabetos, mas níveis de letramento, ou seja, grau maior ou menor de envolvimento nas práticas sociais do ler e escrever. Cita o exemplo do Mobral no Brasil, onde, depois de um certo tempo, as pessoas tinham se “desalfabetizadas” porque não encontraram meio de fazer uso das habilidades de leitura e escrita adquiridas.
Por fim, o tema no gênero ensaio constitui o cerne da discussão nesta última etapa do livro do ponto de vista da definição do que é letramento. O tema é discutido do ponto de vista conceitual, ideológico, da política educacional, de como avaliar e medir o letramento em contextos escolares, constituindo um objeto de estudo, um embasamento teórico para reflexão e referência nos meios acadêmicos. Por se tratar de um gênero que circula nos meios acadêmicos, a linguagem do texto torna-se bastante densa e com inúmeras citações de autores que discutem o que é leitura, escrita, etc., levando esta terceira parte do livro para o campo das idéias, teorias específicas de um leitor acadêmico, um pesquisador e estudioso sobre o tema.

3- Resumindo: Letrar é mais que alfabetizar,é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Magda Becker Soares, professora titular da Faculdade de Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e doutora em educação, explica que ao olharmos historicamente para as últimas décadas, poderemos observar que o termo alfabetização, sempre entendido de uma forma restrita como aprendizagem do sistema da escrita, foi ampliado. Já não basta aprender a ler e escrever, é necessário mais que isso para ir além da alfabetização funcional (denominação dada às pessoas que foram alfabetizadas, mas não sabem fazer uso da leitura e da escrita). O sentido ampliado da alfabetização, o letramento, de acordo com Magda, designa práticas de leitura e escrita. A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. Além disso, o aluno precisa saber fazer uso e envolver-se nas atividades de leitura e escrita. Ou seja, para entrar nesse universo do letramento, ele precisa apropriar-se do hábito de buscar um jornal para ler, de freqüentar revistarias, livrarias, e com esse convívio efetivo com a leitura, apropriar-se do sistema de escrita. Afinal, a professora defende que, para a adaptação adequada ao ato de  ler e escrever, “é preciso compreender, inserir-se, avaliar, apreciar a escrita e a leitura”. O letramento compreende tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização quanto esse aspecto de convívio e hábito de utilização da leitura e da escrita.

4-Letramento: você Pratica? Leia em: www eduquenet.net

)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: