h1

Telefone para Surdos

05/10/2010

Assim como os ouvintes, os surdos se beneficiam de boa parte das novas tecnologias de comunicação.

É fato sabido que na Internet os surdos podem se comunicar livremente através do MSN e até mesmo em telefones celulares é possível a comunicação através de mensagens SMS.
Entretanto, pouca gente conhece o telefone público para surdos. Até mesmo boa parte dos deficientes auditivos desconhece esta tecnologia.

O dispositivo chama-se Telecommunications Device For The Deaf (TDD). Trata-se de um telefone público comum, que é acoplado à um aparelho de teletexto. O surdo retira o telefone do gancho, coloca no aparelho teletexto e disca para a Operadora de Telefonia. Uma atendente  faz o serviço de intermediação entre um deficiente auditivo e uma pessoa ouvinte.

FUNCIONAMENTO

Na prática, o telefone para surdos funciona da seguinte maneira: o aparelho telefônico, geralmente instalado em locais públicos, possui visor de legenda para recebimento e envio de mensagens escritas com teclado alfa numérico (semelhante ao teclado de computador).
As pessoas, com ou sem deficiência, podem se comunicar diretamente, sem intermediação, desde que, nas duas pontas, haja um telefone para surdos (TS). A comunicação acontece pela mensagem digitada.

Um outro exemplo: quando um surdo quer falar com uma pessoa ouvinte, como um consultório dentário ou médico, onde, em geral, não há TS, ele tem que ligar para o número especial disponibilizado pelas companhias telefônicas, 1402, em todo o Brasil, e acessar a Ciso – Central de Intermediação Surdo-Ouvinte, onde há pessoal capacitado para esse tipo de atendimento. Após o atendimento da telefonista, o surdo digita o número e nome da pessoa com a qual quer falar e a operadora lê as mensagens recebidas em sua central e disca para o destinatário ouvinte. Dessa forma é iniciada a conversa entre surdos e ouvintes, através da intermediação de escrita para oral e vice versa, quebrando, assim, as barreiras da comunicação.

Saiba mais sobre, telefone para surdos e todo procedimento de instalação lendo o anexo.

01 – Carta de Orientação da FENEIS

02 – Como pedir a Instalação

03 – Carta de solicitação

04 – Relação de endereços p solicitação


About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: