h1

Algumas dicas para o professor em sala de aula

03/10/2010
  • Não faça de conta que a deficiência não existe;
  • Aceite a deficiência. Ela existe e precisa ser levada em consideração;
  • Sente a criança surda sempre na primeira carteira;
  • Garanta que o aparelho auditivo esteja com pilhas e funcionando;
  • Quando quiser conversar com o aluno surdo, acene ou toque levemente em seu braço;
  • Se ele não estiver prestando a atenção na aula, ou quiser chamar sua atenção, pisque algumas vezes a lâmpada da sala de aula;
  • Deixe seu rosto sempre iluminado e visível para o aluno;
  • Procure ganhar e manter a atenção o maior tempo possível durante a explicação e realização de uma atividade;
  • Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas não exagere, use sua velocidade normal;
  • Use um tom normal de voz, gritar nunca adianta;
  • Fale diretamente com o aluno, não de lado ou atrás dele. Faça com que sua boca esteja sempre visível;
  • Sempre que necessário explique a matéria não entendida pela criança (mesmo que você já tenha feito isso anteriormente);
  • Fique sempre de frente para o aluno ao explicar uma matéria ou dar uma ordem;
  • Enquanto estiver conversando, mantenha sempre um contato visual, se você desviar o olhar, o aluno surdo pode achar que a conversa terminou;
  • Use de vários recursos ao explicar a matéria (fotos, livros, objetos, desenhos, etc.);
  • Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial;
  • Seja expressivo ao falar. A expressão facial e o movimento do seu corpo serão excelentes indicações do que você quer dizer;
  • Garanta que a criança entendeu o vocabulário que está sendo usado;
  • Garanta que as instruções / matéria foram entendidas;
  • Escreva sempre as atividades a serem realizadas na lousa: atividades, provas, lições, recados, passeios, etc.;
  • Sempre que necessário reelabore a sua fala de maneira mais simples e com o passar do tempo vá mudando essa maneira de estruturação;
  • Crie varias situações de atividades de leitura / escrita e falas mais informal;
  • Se for necessário, comunique-se através de bilhetes. O importante é se comunicar. O método não é tão importante;
  • E o mais importante de todas… Aprenda a Língua Brasileira de Sinais, de preferência com o Prof. Nelsão.

PROF. NELSÃO

One comment

  1. hi!This was a really magnificentsuper blog!
    I come from roma, I was luck to approach your website in bing
    Also I obtain a lot in your topic really thanks very much i will come daily



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: